TESTE

sábado, 29 de outubro de 2011

Entendendo o sistema T.R.I. (Teoria da Resposta ao Item).

     Este post destina-se a explicar de forma resumida como a pontuação é conferida a cada área do conhecimento no ENEM.

  As questões da parte objetiva são divididas em três categorias: fáceis, médias e difíceis. Cada questão, dentro de sua categoria, recebe uma pontuação específica  e não há como o candidato saber quais questões pertencem a quais grupos porque os valores são atribuídos previamente através de pré-testes(as questões são testadas em escolas de ensino médio e sobre os resultados obtidos é aplicada a T.R.I., de onde são extraídos os parâmetros para classificar as questões de acordo com o nível de dificuldade) e não são divulgados. 

   Após testadas, as questão reprovadas são descartadas ou voltam para uma revisão, as aprovados recebem os valores, de acordo com o nível de dificuldade, e vão para um banco de itens, para posteriormente comporem a prova do ENEM. 

 O T.R.I.(quando utilizado para avaliar o desempenho dos candidatos no ENEM) computa o número de acertos de questões fáceis, médias e difíceis, de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos, e o de erros da mesma forma em cada prova e, segundo o seu método de correção, indica se o candidato chutou a resposta ou realmente domina o assunto. Isso é feito com o seguinte raciocínio: se há uma grande quantidade de acertos em questões de nível difícil e um alto número de erros em questões de nível fácil, o sistema deduz que essa situação é um tanto improvável, que a possibilidade do candidato ter chutado é grande. Quando isso acontece, a pontuação final cai. O sistema é utilizado justamente para evitar chutes e com isso selecionar candidatos que estão melhor preparados.

  Portanto, não é possível saber a pontuação no ENEM somente somando o número de acertos. A pontuação final só é obtida após o T.R.I. ter sido aplicado às provas feitas.


Bons estudos!

17 comentários:

Galera, pra quem tá na querendo uma palinha das notas TRI, esse simulador aqui(simuladorsisu.com) é demais. Vocês podem ir se cadastrando que quando chegar em 5000 cadastros ocorrerá a primeira simulação. Qualquer dúvida pode postar aqui que eu respondo.

http://simuladorsisu.com

po como q faz a soma da nota ?
pra saber nota de corte ?

eu fz 470,78. e eé a primeira vz q eu faço o enen. sera que eu consigo uma vaga?

Anônimo, vc pode conseguir no prouni com 470, se quiser SiSu, meu amigo, estude mais um ano. Vale a pena, desconfie de coisas fáceis.

Devi a TRI, com essa nota que vc obteve, se vc acertasse umas 4 questões a mais em cada prova sua nota iria pruns 570. É difícil subir a nota para quem vai muito mal ou para quem vai muito bem.

olá eu fiz 514,44 será que consigo uma vaga, foi primeira vez que fiz enem, mas achei que me sai bem até para ter sido a 1 vez...

gostaria que alguem me respondese tirei ling.471.2 mat.443.0 cien human 342.6 cienc naturais 323.0 redaçao 480.0 afinal que nota corresponde a uma vaga me ajude

gente, se vcs querem uma vaga pelo enem uma nota minimamente rasuavel seria 650. Eu tbm prestei o enem pela primeira vez e tirei 713, e mesmo assim só consegui uma vaga na terceira chamada, na UFPR. e lembrem-se que o enem requer muito mais interpretacao e cultura geral que conhecimentos especificos.
VLW!

É um absurdo o que se afirma aqui, pois um candidato pode errar uma questão fácil por uma certa distração ou por algum outro motivo, e pode acertar questões difíceis nas quais se concentrou mais. O certo é conferir um ponto para cada questão como fazem a FUVEST, VUNESP, UNICAMP. Outro absurdo é rebaixar a nota. Se querem tirar as dúvidas, pelo menos, forneçam material suficiente e verifiquem como o candidato resolveu a questão. Luiz Carlos Volpi, professor e médico com formação pela USP e FAMERP

Muuito sem noção essa teoria velho..eu mesma, por descuido errei 3 questões quando fui passar para o gabarito, daí sendo essas 3 fáceis vou ter considerado "chute" nelas? Affeee
Sem falar que, cada questão é uma sentença pô.Posso tá por dentro de um assunto difícil, porém não me recordar de como formulo o calculo de uma questão fácil, acontece não? É acontece!!
ENEM é uma palhaçada mesmo.Fiz por que é o jeito. ¬¬'

Minha média foi 663,48,quero saber se essa nota me ingressará na UFF em Ciências da Computação ?
Desde já agradeço pela resposta.

minha media foi 495,9 será que posso inscrever no sisu?

minha média fou 471.8 será que dar p pscicologia na uninorte?

Eu tirei 617,9 sera se passo pra nutriçao na UFPI?

tirei 905 pontos e não passei no colégio arrasadoo.

O Enem é um desafio maravilhoso pra quem gosta de estudar,é um medidor de conhecimento cultural e intelectual,fico maluca para conseguir pontuação fiz 698 vou tentar a vaga em língua portuguesa adoro

De quantos ponto preciso tirar para cursar direito na UFMG, ou se tiver, na PUC?

Postar um comentário

twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon favorites More